Nesta última quinta-feira (25/05/23), o CNVV (Conselho Nacional de Vistoria Veicular) e a ANPEVI (Associação Nacional das Empresas de Perícias e Vistorias) participaram do III Encontro das Empresas de Vistoria, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Este evento serviu como encontro de mais de 750 empresários que já montaram ou estão interessados na montagem de empresas de vistorias no estado de Minas Gerais, também foi importante para ouvirmos esclarecimentos do próprio governo do estado quanto ao ritmo do processo de credenciamento.
O processo de credenciamento das empresas de vistoria no estado começou anos atrás, mas ocorreram mudanças legislativas de governo. Minas Gerais é um dos poucos Estado da Federação que ainda não credenciaram empresas de vistorias e que várias atividades do DETRAN são realizadas por policiais civis. Por esse motivo espera-se que centenas de policiais que hoje trabalham com atividades administrativas junto ao DETRAN possam ser realocados para funções de investigação criminal, fortalecendo assim o aparato de segurança pública do estado.
Entretanto, o projeto encontrou obstáculos ao chegar nas suas últimas etapas. Neste contexto, o CNVV e a ANPEVI se fizeram presentes para representar as Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) e contribuir para o diálogo e a busca de soluções.
Nosso papel no encontro reforçou nosso compromisso de representar e defender os interesses das ECVs.
O Presidente do CNVV Vagner Caovila enfatizou que: “Atualmente estão credenciadas cerca de 4.300 ECVs no país, e que Minas Gerais por sua enorme quantidade de municípios tem potencial de abertura de ao menos mais 1.500 empresas e gerar milhares de empregos diretos e indiretos”.
Já Rodrigo Amorim, Presidente da ANPEVI relembrou que “Minas possui a segunda maior frota do país, sendo de extrema importância o início do trabalho das ECVs”.
O CNVV e ANPEVI parabenizam o SINDEV MG pela iniciativa e organização do evento onde o governo do Estado pôde de forma transparente explicar o atual estágio dos processos de credenciamento bem como reafirmar que continuam avançando de forma definitiva.
Estamos conscientes dos desafios enfrentados pelas ECVs e trabalhamos incansavelmente para garantir que suas vozes sejam ouvidas e suas preocupações sejam abordadas. O CNVV e a ANPEVI permanecem firmes no propósito de contribuir para o fortalecimento do setor de vistorias veiculares e trabalham incansavelmente para assegurar a integridade, eficiência e equidade deste mercado.